Áreas de atuação

Atua também na avaliação nódulos pulmonares, infecções respiratórias, pneumonia, COVID-19, apnéia do sono, bronquiectasias, avaliação pré-operatória.

Hipertensão Pulmonar

É uma condição que gera aumento da pressão na artéria pulmonar, que pode ocorrer por diversas causas.

Fibrose Pulmonar

Chamada de doença intersticial pulmonar, é uma doença crônica em que vai ocorrendo substituição do pulmão normal por fibrose.

Enfisema pulmonar

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC): como o nome já diz, é uma doença crônica, cuja principal causa é o tabagismo.

Asma

A asma é uma doença dos brônquios (tubos que levam o ar para dentro dos pulmões) causada por inflamação das vias aéreas.

Hipertensão Pulmonar

É uma condição que gera aumento da pressão na artéria pulmonar, que pode ocorrer por diversas causas. Os sintomas mais comuns da doença são:

O tratamento depende da origem da hipertensão pulmonar, e por isso é importante investigar a causa para que seja tratada de maneira adequada.

Fibrose Pulmonar

Também chamada de doença intersticial pulmonar, é uma doença crônica em que vai ocorrendo substituição do pulmão normal por fibrose (“cicatrizes”), prejudicando a capacidade de realizar a oxigenação do sangue.

Os principais sintomas incluem cansaço, falta de ar e tosse seca. O diagnóstico depende de alguns exames, sendo o principal deles a tomografia computadorizada de tórax. Existem diversos tipos de fibrose, com diferentes causas, e sua evolução e tratamento vão depender da causa da doença.

Enfisema pulmonar

Enfisema pulmonar e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC): como o nome já diz, é uma doença crônica, cuja principal causa é o tabagismo. Os principais sintomas são:

O principal exame para o seu diagnóstico é a espirometria, e o acompanhamento regular da doença é fundamental.

Asma

A asma é uma doença dos brônquios (tubos que levam o ar para dentro dos pulmões) causada por inflamação das vias aéreas.  Geralmente causa falta de ar ou dificuldade para respirar, sensação de aperto no peito, chiado no peito e tosse seca.

Esses sintomas variam durante o dia, podendo piorar à noite ou de madrugada e com as atividades físicas. O seu diagnóstico correto e acompanhamento tem grande impacto, já que em geral é uma doença que exige tratamento contínuo de manutenção.